terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Gnome 3.20 terá nova central de atalhos para teclado e muitas outras novidades









                                 Gnome 3.20 Central de atalhos


Por muito tempo o Gnome2 oferecia uma barra de atalhos para os programas, coisa bem simples que não veio a ficar na versão do Gnome3, mas segundo a equipe que desenvolve o Gnome 3.20 o programa trará novamente este recurso e ainda mais novidades vinculadas ao teclado.


                            melhorias nos Controles de Movimento



A data de lançamento para o Gnome 3.20 e de 23 de março de 2016, contando com o recem implementado GTK + Widget GtkShortcutsWindow. com isso qualquer versão do programa suportado terá uma lista de atalhos suportados pelo teclado, semelhante ao Unity 7 do Ubuntu.



                                             Unity 7 Atalhos




 Além destas novidades outras pequenas atualizações podem ser vistas como por exemplo: melhorias no touch-pad, inclusão de atalhos para widgets com comados
Ctrl +? e Ctrl + F1, alguns aplicativos ainda não possuem suporte necessário para a atualização, mas para os desenvolvedores o futuro do Gnome e mantido com esse sistema de melhorias de atalhos, siglas e outros complementos também podem entrar no pacote final implementando ainda mais as experiencias do teclado ,  podendo assim personalizar as teclas sem usar scripts ou linhas de comando via terminal.






                              Gnome 3.20 comandos em Script







Confira abaixo a lista de programas que suportarão o novo recurso do Gnome 3.20


> Gnome fotos, Gedit, Gnome Control Center, Gnome documentos, Gnome calendario.


                              Gnome control Center





Para aquelas pessoas mais curiosas o recurso pode ser testado na versão do Fedora 24 que Tem data de lançamento prevista para 12 de abril de 2016, Agora podemos esperar mais atualizações em breve pois o desenvolvimento do Gnome continua bem acelerado comparado as versões anteriores do programa.









                                                Gnome Shell






Para usuários do Ubuntu e bem provável que a atualização chegue com mais demora pois o foco do desenvolvimento e mais ligado a distribuições que tem seu principal foco programas Gnome como o já citado Fedora, mas não ficaremos tristes pois podemos baixar através de pacotes de desenvolvimento todas as novidades da Nova versão do Gnome.




 link para o projeto:Gnome

Nenhum comentário: