quinta-feira, 21 de abril de 2016

Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) versão final e lançada confira as novidades mais importantes do Sistema









Hoje dia 21 de abril e lançada a mais aguardada versão do Ubuntu, com muitas novidades por baixo do capô e com atualizações recentes de programas, conheça abaixo algumas peculiaridades e funções do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) Final.


Apesar de ser uma versão obrigatória para quem acompanha o Ubuntu pois a versão anterior do sistema perdeu o suporte para atualizações, mesmo assim as novidades mais impactantes são mais estabilidade e correção de bugs.















Programas:  A maioria dos programas foi atualizado para as suas versões mais recentes, já outros programas só passaram por pequenas atualizações pois na próxima versão do sistema as atualizações serão mais visíveis visualmente.








                                           Ubuntu 16.04 Unity 7



Unity 8: Infelizmente  a versão padrão desta versão não incluirá o Unity 8 como padrão, pois os principais componentes desta versão do Unity só chegarão no final deste ano, mais podemos atualizar via PPa para poder testar como anda o desenvolvimento( não e recomendado pois podemos não ter muita estabilidade nos programas mais recentes ligados ao Unity 8). O servidor gráfico Mir também só vai dar as caras no final do ano com maior estabilidade substituindo o servidor X.










                                      Unity 8 ficou de fora nesta versão



Aplicativos: Alguns aplicativos do Unity 8 já se encontram disponíveis e atualizados nesta versão do sistema, como por exemplo o Navegador de internet, porem ainda se encontram muito simples e nem chegam perto aos concorrentes como o Firefox. Outra novidade são os pacotes Snappy que não serão incluídos por padrão nesta versão mais podem ser instalados via pacotes PPa, o Snappy pode levar o Ubuntu a seguir o caminho de atualizações constantes de programas( rolling release ).




                                        Nova central de programas

Central de programas: A central de programas foi removida e foi substituída pela central de programas do Gnome, essa central e bem leve se compararmos as outras versões Betas, não foi incluído a opção de programas pagos como se tinha nas versões anteriores do Ubuntu,ainda não foi informado se essa versão será substituída pois o sistema vai entrar no Unity 8 por padrão onde já se tem uma loja de programas. muitos programas foram removidos desta nova central pois não eram atualizados ou possuíam poucos usuários para eles.




                                        Ubuntu 16.04 LTS


Unity 7: A versão do Unity 7 ganhou algumas modificações que não são memoráveis, pois está praticamente igual a sua versão anterior, uma novidade que não vem por padrão mais já esta conquistando muitos usuários e a possibilidade de colocar a barra Unity embaixo do sistema semelhante ao utilizado no Windows. uma maior integração com o Gnome pode ser notada nesta versão do sistema.








                                   Instalador sem muitas mudanças



Instalação : O instalador do sistema do Ubuntu não foi reformulado como foi prometido pelos desenvolvedores, e possível que chegue somente na versão 16.10 do sistema, a única mudança perceptível foi a introdução a nova central de programas por uma imagem. mas a instalação e bem rápida levando em consideração da potencia de hardware de seu computador.















Bugs: vários bugs e outras falhas foram corrigidas pois está verão do sistema e long time support (LTS),  ou seja e dedicada a mais segurança e estabilidade, e não em mudanças profundas e visuais, se você pretende atualizar o sistema essa opção pode ser feita pelo próprio sistema, mas e recomendado que se faça uma instalação limpa pois evitará vários erros e bugs que podem aparecer durante o processo de atualização.








                                   Empahty um dos programas removidos




Outras novidades: papeis de parede foram atualizados e ficaram bem bonitos se compararmos a outras versões, o sistema esta mais leve e funcional que as versões 15.04 e 15.10.  pequenas atualizações podem passar despercebidas pois se encontram em estagio inicial de desenvolvimento ou não tem grande apreço ao publico em geral( como por exemplo: a remoção de programas como o Empathy e outros programas na central de programas incluindo ela mesma, uma coisa bem desagradável e que o Ubuntu foi o primeiro sistema Desktop Linux a dar importância para uma bela central de programas atualizada e com muitas novidades diárias como novos programas de desenvolvedores terceiros e até mesmo livros e revistas digitais, hoje já não conta com mais nada pois o foco de desenvolvimento queira ou não duvidar foi para o mercado Mobile.










                                             vários dispositivos com Ubuntu



Convergência: A convergência entre dispositivos que a Canonical prometeu aperfeiçoar não se encontra por padrão nesta versão, mas como dito anteriormente podemos sempre recorrer a pacotes de desenvolvimento PPa. O sistema se encontra em perfeito estado para ser utilizados em servidores e maquinas de usuários comuns.












Considerações Finais: O Ubuntu 16.04 e indispensável tanto para novos usuários como para usuários antigos, pois ele conserva o melhor de suas versões anteriores e resgata muito bem a estabilidade do sistema em geral, muita coisa prometida ficou de fora mais isso e compreensível pois a versão LTS presa por estabilidade e não por melhorias visuais, alguns menus e calendário foram redesenhados mais isso não vai fazer muita diferença para quem só quer o básico em seu sistema. nota: não comentamos os outros sabores do Ubuntu pois o Artigo ficaria muito grande , e sera tratado em postagens futuras.












 Baixar: Para baixar a versão final do sistema clique aqui






Lembrando que se seu computador possui 4 Gigas de Ram podemos optar pela versão 64 Bits do sistema (X64). 


Se seu computador possui possui 2 Gigas ou menos escolha a versão 32 Bits do sistema X86.
 


Se encontrou algum problema ou caso queira deixar sua opinião deixe seu comentário logo abaixo.

Nenhum comentário: