quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Central de Programas do Ubuntu 18.04 LTS ainda sofre com problemas?






Uma das coisas que me incomoda no Ubuntu certamente é sua central de programas, precisamente por ainda consumir grande quantidades de recursos e por simplesmente não conter muitos programas que por sua vez são essenciais para muitos usuários.
Com a mais recente atualização do Ubuntu 18.04.1 LTS a central recebeu uma pequena melhoria, a primeira em questão foi dar prioridade a pacotes no formato Snap,  além de melhorar o carregamento das atualizações, muitos programas são ainda bastante lentos para serem instalados pela central.




                                 Lista de programas instalados
         


Particularmente quem é novato no sistema precisa se adaptar rapidamente com a central, o grande problema disso é que sites passam linhas de comando e muitas outras soluções para instalar e atualizar os programas, como o usuário iniciante está aprendendo a usar o sistema ele pode por muitas vezes bugar ou até mesmo destruir seu sistema testando programas novos em versão alpha.



                                             Games em formato Snap


quero reforçar com essa postagem a importância de uma central de programas bem construída e simples para usuários novatos, outro grande problema que o Ubuntu enfrenta é justamente a transição de pacotes para o formato Snap, pois quem inicia no sistema vai entender que os aplicativos empacotados em Snap podem ser atualizados facilmente pela própria central de programas, enquanto que os outros programas não.




                                 Lentidão para pesquisar um programa


 
    Gimp apresenta versão em .deb desatualizada e versão Snap com as mais recentes  atualizações.




Vale lembrar que o Ubuntu 18.10 não deve trazer nenhuma novidade relevante em questão para central de programas, o que foi oficialmente dito é somente que os pacotes Snap serão aprimorados para iniciarem mais rapidamente, eu particularmente acho que os Snaps tem um grande futuro, mas o problema é que a Canonical ainda não deixou os pacotes mais leves causando grande lentidão ao instalar os Snaps pela central e durante sua inicialização do sistema,o que nos resta é esperar pelas futuras atualizações do sistema.

** Se você gostou desta postagem compartilhe em suas redes sociais, isso incentiva os responsáveis a continuar mantendo o blog.

Nenhum comentário: