quarta-feira, 2 de outubro de 2019

TEMAS NO UBUNTU SÃO REALMENTE IMPORTANTES OU SÓ CONSOMEM MAIS RECURSOS DE SEU COMPUTADOR SEM NECESSIDADE ?






O Ubuntu 19.10 recebeu uma atualização em seu tema padrão Yaru, essa evolução constante no tema ou quase isso pode gerar alguns incômodos ou semear uma guerra de opiniões a favor ou contra à atualização de temas. O usuário que atualiza o sistema constantemente pode notar grande perda de recursos ou até mesmo algum tipo de bug relacionado ao tema, alguns foram relatados e grande maioria corrigido porém pesquisando em fóruns/ twitter notei que grande parte dos que usam o Ubuntu gostam de modificar totalmente ou até mesmo remover o tema padrão alegando lentidão e abuso de consumo de energia. 
  Na verdade essa discussão e meio que pessoal. quando o novo tema que seria desenvolvido para o Ubuntu 18.04 foi lançado somente na versão posterior deixando muitos usuários atentos e apreensivos. Apesar do tema Yaru ser bonito e funcional o mesmo era mal otimizado ou seja consumia bastante recursos e ainda por cima era empacotado em formato Snap, desta maneira o sistema demorava mais para iniciar e algumas vezes até travava o computador.





                             Ubuntu 19.04 tema para comparar





Uma opção seria conciliar temas mais leves ou alguma alternativa mais simples, entendo que o sistema possa ser modificado e os temas trocados ou removidos mas estou falando de praticidade pois quem vos escreve é simplesmente um usuário comum que quer ganhar tempo para seu trabalho. A Canonical certamente deve estar preparando um sistema que funcione totalmente com aplicativos em formato Snap, o grande problema disso é simplesmente todas as versões do Ubuntu antes desta atualização serão versões de teste para novos recursos. Bem acredito que novas polarizações na comunidade sejam erguidas diante do assunto, em breve comentarei mais se algo de novo sair. até o próximo post.

Nenhum comentário: