O Bluesky é um dos concorrentes diretos do “X”, antigo Twitter, e disputa constantemente por engajamento como uma rede social com maior foco na qualidade das postagens e sem as frequentes reclamações relacionadas ao comportamento dos usuários, algo pelo qual a rede vizinha de Elon Musk era duramente criticada.A rede Bluesky conquistou uma gama de novos usuários, mas muitos deles não são ativos, enfrentando assim o mesmo problema observado no Threads, que tenta unir o Instagram e o Twitter em um único aplicativo.
Uma das grandes críticas que podemos fazer a esses aplicativos de redes sociais é a inconstância de atualizações e a falta de melhorias em filtros de pesquisa. Muitos usuários ainda reclamam que o Threads está em um estágio muito inicial, sem apresentar novidades significativas. Já o Bluesky, até o momento, não conseguiu implementar um sistema para destacar as postagens com maior quantidade de curtidas, nem a criação de um Trending Topics para os mais familiarizados com esse tipo de funcionalidade.
Talvez o maior problema seja o grande consumo de espaço dos aplicativos, que chegam a quase 4 GB. Sabemos que muitos usuários preferem aplicativos cada vez mais funcionais, mas isso aumenta o consumo de memória em aparelhos mais antigos, sem mencionar o alto gasto de energia para a produção de conteúdos que, muitas vezes, não apresentam uma qualidade significativa em termos de engajamento.